Trovadorismo (com exercícios)

5 abr

  1. Leia a música e responda as questões.

Atrás da Porta

Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei, eu te estranhei
Me debrucei sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teu peito, teu pijama
Nos teus pés ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua

a)      Quais os sentimentos que podemos ver nessa música?

b)      A pessoa, que “fala” na música, é um homem ou uma mulher? Justifique.

c)       Você sabe quem escreveu essa canção? Caso saiba, escreva o nome de quem a compôs.

O trovadorismo foi a primeira manifestação literária de língua portuguesa, tal manifestação foi marcada pelas composições líricas destinadas ao canto. O trovadorismo surgiu no século XII, na época medieval, na idade feudal, por isso, termos como “vassalagem amorosa” são usados na poesia, uma vez que, o amor distante, representado em algumas poesias líricas do trovadorismo, reflete a relação entre o vassalo e o senhor do feudo.

Na época do trovadorismo, Portugal começava a se reconhecer como nação, por isso grande parte das composições estão em galego-português (uma língua “mesclada”, entre o espanhol e o português). A canção da Ribeirinha foi o marco que iniciou o trovadorismo lusitano.

Nessa fase, a poesia era escrita para ser cantada,  acompanhada da lira, alaúde, harpa e outros instrumentos da época. As cantigas eram reunidas em livros chamados cancioneiros.

As cantigas trovadorescas, quanto ao tema, são divididas em dois tipos: Satíricas (cantigas de mal dizer e de escárnio) e Líricas (Cantigas de amor e de amigo).

Lírica Amor Poema cujo eu – lírico é masculino e se dirige a uma mulher, geralmente da nobreza e casada, cujo o nome não é revelado. O homem sofre interiormente (coita de amor) e toma a posição de “servo” da mulher amada (Vassalagem amorosa).Eu-lírico – masculino
Amigo Neste tipo de texto, quem fala é a mulher e não o homem. O trovador (homem) compõe a cantiga, mas o ponto de vista é feminino, mostrando o outro lado do relacionamento amoroso – o sofrimento da mulher à espera do namorado (chamado “amigo”), a dor do amor não correspondido, as saudades, os ciúmes, as confissões da mulher a suas amigas, etc. Os elementos da natureza estão sempre presentes, além de pessoas do ambiente familiar, evidenciando o caráter popular da cantiga de amigo.Eu-lírico – feminino
Satírica Mal dizer As de maldizer, utilizam uma linguagem mais vulgar, referindo-se diretamente a suas personagens, com agressividade e com duras palavras, que querem dizer mal e não haverá outro modo de interpretar.
Escárnio As cantigas de escárnio são críticas, utilizando de sarcasmo e ironia, feitas de modo indireto, algumas usam palavras de duplo sentido, para que, não entenda-se o sentido real.

As cantigas trovadorescas também podem ser divididas em cantigas de refrão (caracterizadas por um estribilho repetido no final de cada estrofe) e cantigas de maestria (uma cantiga mais trabalhada, sem repetições).

Veja alguns exemplos de cantigas:

Cantiga de amor“Senhor fermosa, pois me non queredes

Creer a coita em que me tem amor,

Por meu mal é que tan bem parecedes

Por meu mal vos filhei por senhor

E por meu mal tan muito bem oi

dizer de vós, por meu mal vos vi

pois meu mal é quanto bem vós havedes.”

Cantiga de amigo“Ai flores, ai flores do verde pino,

se sabedes novas do meu amigo!

ai Deus, e u é?

Ai flores, ai flores do verde ramo,

se sabedes novas do meu amado!

ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,

aquel que mentiu do que pôs comigo!

ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,

aquel que mentiu do que mi há jurado!

ai Deus, e u é?”

 

Cantiga de escárnioAi, dona fea, foste-vos queixar

que vos nunca louv[o] em meu cantar;

mais ora quero fazer um cantar

em que vos loarei toda via;

e vedes como vos quero loar:

dona fea, velha e sandia!…

Comparativo entre as Cantigas

Cantiga de amorOrigem provençal;

Eu-lírico masculino;

Objeto desejado: Dama, “a senhor”;

Ambiente palaciano (Aristocrático);

Homem se presta a vassalagem amorosa.

Cantiga de amigoOrigem galego-portuguesa;

Eu-lírico feminino;

Objeto desejado: O amigo;

Ambiente campestre;

Mulher sofre pelo amigo que está ausente.

  1. Na canção “Atrás da porta” Chico Buarque nos remete as cantigas trovadorescas. Que tipo específica de cantiga ele nos remete? Justifique sua resposta.

“Ai, flores do verde ramo,

Se sabedes novas do meu amado?

Ai, Deus, e u é?”

Escreva as palavras que completam os espaços:

Os versos acima pertencem a uma ____________________________, característica do ________________________ português, estética literária dos séculos XII, XIII e XIV.

  1. Nas cantigas de amor,

a)       o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.

b)       o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.

c)       o “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.

d)       o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica,expressa seu amor à mulher amada.

e)       existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.

  1. Marque V para verdadeiro e F para falso.

(    ) As cantigas de mal dizer e de escárnio pertencem a lírica trovadoresca.

(    ) As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e o eu-liríco é feminino, apesar de serem escritas por homem.

(    ) As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas características principais são a vassalagem amorosa e a coita de amor.

(    ) A canção da Ribeirinha iniciou o trovadorismo português.

(    ) As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu-lírico feminino, apesar de serem escritas por homens. A temática principal, quase sempre, é o sofrimento da mulher pelo amado que partiu.

  1. Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal.
    a) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.
    b) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
    c) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
    d) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
    e) A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.
  2. “Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaëlis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto” (Costa Pimpão)
    a) Qual é essa primeira época lírica portuguesa?
    b) Que tipos de composições poéticas se cultivavam nessa época?

    1. Assinale a alternativa incorreta

a) Na cantiga de amigo, o “eu-lírico” feminino lamenta a ausência do amigo distante;
b) Na cantiga de escárnio, a sátira é feita indiretamente e usam-se a ironia e as ambigüidades;
c) Na cantiga de maldizer, o erotismo pode estar presente;
d) Na cantiga de amor, o apelo erótico é purificado e ocorre a idealização do amor;
e) Na cantiga de amigo, usa-se o refrão, mas não existe paralelismo.

 

GABARITO

108 Respostas to “Trovadorismo (com exercícios)”

  1. Letícia 5 de maio de 2010 at 2:14 #

    professora, gostaria, se possível, q a sra. me enviasse o gabarito .
    obrigada

    • Damiris 9 de junho de 2012 at 19:30 #

      professora, a senhora poderia me enviar o gabarito, desde já agradecida!

    • FABIANA LUCIA 28 de janeiro de 2013 at 20:42 #

      SE POSSIVEL GOSTARIA DE VER O GABARITO DA ATIVIDADE

    • Suellen 6 de março de 2013 at 20:51 #

      Professora, se possível, gostaria que me enviasse o gabarito. Preciso urgentemente!
      Desde já grata,

    • silene 2 de maio de 2013 at 18:28 #

      Adorei as atividades e parabenizo-lhe pela iniciativa .Como faço pra ver resposta? Ou não tem gabarito?

  2. Yuri Tadeu 14 de dezembro de 2010 at 23:11 #

    Se pudesse me mandar tbm o gabarito dessas questoes ficaria grato .. =)

    • Professora Simone Paulino 15 de dezembro de 2010 at 10:44 #

      Enviei para o seu e-mail.
      Espero ter ajudado!
      Fica com Deus

      • VANDERLEIA 29 de agosto de 2011 at 16:24 #

        Olá professora Simone ,
        Seus exercícios são criativos!

        Caso tenha modelos de avaliações de português e literatura poderia estar me enviando?

        Grta!
        Vanderleia

      • Maria Betânia Oliveira da Paz 12 de dezembro de 2011 at 14:43 #

        profª, gostei mesmo destas questões sobre o Trovadorismo. Achei interessante. gostaria de receber o gabatito com urgência

      • Bete 13 de junho de 2012 at 15:04 #

        Por favor me mande o gabarito da canção Atrás da Porta.Por favor, necessito urgente.Obrigada.

      • Rodrigo de Oliveira Alves 4 de julho de 2012 at 23:58 #

        manda pra meu face book
        é :
        Rodrigo de Oliveira Alves
        o email: 5cintrescos@gmail.com

      • Alessandra 8 de julho de 2012 at 14:52 #

        profª se vc puder mandar o gabarito destas questões ficaria muito grata. Obrigada desde já.

      • carolayne 13 de julho de 2012 at 2:07 #

        manda o gabarito p\ meu imail karol-r.b.d@hot…
        obg.

  3. ph 15 de dezembro de 2010 at 15:50 #

    manda o gabarito pro meu imal por favor

  4. ph 15 de dezembro de 2010 at 15:51 #

    mande por favor o gabarito pro meu imail . mt obrigadp

    • Professora Simone Paulino 15 de dezembro de 2010 at 16:12 #

      Acabei de enviar. Espero que ajude nos seus estudos!

      • maria helena guimarães 3 de abril de 2012 at 14:54 #

        olá, gostei muito de sua atividades, poderia por favor me enviar as respostas por email.
        mhhgg@hotmail.com
        grata
        leninha

  5. Lázara Maria rocha dos Santos Souza 3 de fevereiro de 2011 at 21:40 #

    professora, Gostei muito dessas atividades, gostaria se fosse possível, que me enviasse o gabarito .
    obrigada

  6. nILTON 10 de fevereiro de 2011 at 18:44 #

    Poderia enviar-me o gabarito?
    Obrigado

  7. michele 10 de fevereiro de 2011 at 23:11 #

    vc pode me mandar o gabarito porfavor. obrigada

  8. cicera 13 de fevereiro de 2011 at 1:36 #

    adorei os exercicios.
    manda por favor o gabarito pro meu e mail.

  9. Jeison 14 de fevereiro de 2011 at 21:33 #

    Gostei das questões, teria como me enviar o gabarito? Desde já agradeço!

  10. Carmen 23 de fevereiro de 2011 at 18:06 #

    Olá professora,
    será que vc poderia enviar-me o gabarito???
    obrigada
    Carmen

    • thais 5 de junho de 2011 at 18:29 #

      professora, gostaria, se possível, q a sra. me enviasse o gabarito .

  11. Maria Clara 28 de fevereiro de 2011 at 0:49 #

    Se puder mande para o email o gabarito dos exercícios sobre Trovadorismo.

  12. Jéssica 13 de março de 2011 at 23:10 #

    Oii, Pode me enviar o gabarito? Obrigada

  13. solange alves pinheiro 16 de março de 2011 at 22:50 #

    Parabéns, seus exercícios são nota dez, estou aprendendo muito, gostaria de receber o gabarito . Cso tenha novos artigos e os gabaritos por gentileza queira me notificar. DEUS A ABENÇÕE. BJS SOLANGE

  14. Priscylla 20 de março de 2011 at 17:07 #

    Gostei muito das questões!!!
    Você pode mandar pro meu e-mail o gabarito.
    Obrigada

  15. Jucy 21 de março de 2011 at 13:00 #

    Olá professora,
    será que vc poderia enviar-me o gabarito por email???
    obrigada!

  16. Jucy 21 de março de 2011 at 13:00 #

    Olá professora,
    será que vc poderia enviar-me o gabarito???
    obrigada

  17. Tatiana 6 de abril de 2011 at 21:04 #

    Olá Simone, gostaria do gabarito desta atividade sobre Trovadorismo, para trabalhar com meus alunos. Parabéns, amei os eu site. Obrigada. Tatiana

  18. Maria das Neves Santos Lima 8 de abril de 2011 at 14:06 #

    Os conteúdos de Literatura estão coerentes com a minha forma de trabalhar, por isso, sempre estou asessando com granda apoio.

  19. Siméia de Brito 10 de abril de 2011 at 14:04 #

    Professora me mande o gabarito? Gostei muito dos exercícios

  20. Betina 17 de abril de 2011 at 22:55 #

    Oie,
    Poderia me enviar o gabarito das questões??
    Obrigada
    =)

  21. FÁTIMA MATIAS 18 de abril de 2011 at 22:14 #

    Adorei tudo e gostaria que me enviasse o gabarito do TROVADORISMO.
    Obrigada!

  22. Nathalia 21 de abril de 2011 at 20:25 #

    Peço que se possivel me mande o gabarito dessas questões.

    Grata.

  23. Herlan smith 24 de abril de 2011 at 12:03 #

    professora, gostaria, se fosse possível, que a senhora me enviasse o gabarito para o meu e-mail.

  24. Luciane Maria 25 de abril de 2011 at 2:11 #

    Sou vestibulanda, por favor, mande-me o gabarito. Muito boa suas questões,

  25. raphael liu 26 de abril de 2011 at 20:45 #

    PF envie o gabarito para mim?
    Preciso dela para vereficar minhas respostas

  26. Samela Ribeiro 27 de abril de 2011 at 17:47 #

    oi gostei muito do seu blog, gostaria de confirma as respostas será q pode me enviar por e-mail o gabarito. Desde já agradeço a atenção. Obrigada

  27. Fabio 27 de abril de 2011 at 21:01 #

    Poderia enviar o gabarito
    Agradeço

  28. Sabrina 28 de abril de 2011 at 17:02 #

    professora queria o gabarito das questoes obrigado gostei muito

  29. LILIANE MARIA SANTOS FIORUCI 30 de abril de 2011 at 23:34 #

    Olá.
    Gostaria que enviasse o gabarito para o meu e-mail.
    Desde já agradeço.
    Liliane

  30. Juli 2 de maio de 2011 at 2:18 #

    Poderia enviar o gabarito,

    Obrigada!

  31. Magalí 5 de maio de 2011 at 18:26 #

    Olá gostei de suas questões..
    Gostaria que enviasse para o meu email o gabarito..
    Obrigada!

  32. Vana 11 de maio de 2011 at 12:29 #

    Oi Simone, gostei muito de seus exercicios, por favor mande-me o gabarito. Muito obrigada. Estou trabalhando tovadorismo com o EJa.

  33. Zenilda 12 de maio de 2011 at 11:40 #

    Poderia enviar-me o gabarit, por gentileza.
    Obrigada.

  34. Antonio 14 de maio de 2011 at 18:39 #

    Oi Professora admiro muito o seu trabalho. será que vc poderia enviar-me o gabarito?
    Agradeço

  35. Antonio 14 de maio de 2011 at 18:41 #

    Oi Professora admiro muito o seu trabalho. será que vc poderia enviar-me o gabarito? (TROVADORISMO)Com Exercícios
    Agradeço

  36. florianom@superig.com.br 16 de maio de 2011 at 21:46 #

    Por favor Professora pode me mandar o gabarito.
    obrigado.
    Floriano

  37. valdecir 30 de maio de 2011 at 18:08 #

    prof poderia me enviar o gabarito , grato

  38. thais 5 de junho de 2011 at 18:40 #

    Se puder mande para o email o gabarito dos exercícios sobre TrovadorismO

  39. Amanda 10 de junho de 2011 at 23:41 #

    me manda o gabarito por favor

  40. Ana Menezes 18 de junho de 2011 at 14:50 #

    Muito bom!

    Adoro o trovadorismo e a forma com você apresentou o contéudo está ótimo.
    Parabéns pelo trabalho.
    Preciso do gabarito.
    Abraços
    Ana

  41. Carla Procopio 20 de junho de 2011 at 22:51 #

    Euq queria o gabarito da atividade sobre trovadorismo.
    grata

  42. Cristiana 5 de julho de 2011 at 20:32 #

    Gostei muito. Você não tem outros exercícios com músicas que apresentam características de outros estilos literários? Fazer o paralelo entre o antigo e o atual
    é muito legal. Obrigada. Bjs

  43. sandra maia 20 de julho de 2011 at 13:44 #

    oi gostei muito do seu blog, gostaria de confirma as respostas será q pode me enviar por e-mail o gabarito. Desde já agradeço a atenção. Obrigada

  44. Cilene 22 de julho de 2011 at 15:06 #

    Gostei muito das questões, gostaria que me enviasse o gabarito.

  45. rita de cassia 25 de julho de 2011 at 15:42 #

    Olá professora,
    Por favor, mande o gabarito do exercicio do Trovadorismo para mim.
    Obrigada.

  46. fernanda 25 de julho de 2011 at 20:47 #

    Seus exercícios ajudaram muito, obrigada. Mas poderia mandar o gabarito? Agradeço

  47. Antonia 29 de julho de 2011 at 18:09 #

    Gostaria de receber o gabarito. Grata. bjs.

  48. franciscoluisdossantos@yahoo.com.br 30 de julho de 2011 at 17:45 #

    gostei muito e espero receber o gabarito deste exercício em meu email

  49. Rosemara Regina 7 de agosto de 2011 at 23:14 #

    Olá professora
    Adorei ter encontrado estas questões, me ajudarão muitoS
    Será que vc poderia enviar-me o gabarito???
    obrigada

  50. Magnólia 16 de agosto de 2011 at 18:04 #

    Parabéns professora, sou professora passei uma média de 16 anos fora da sala de aula, embora trabalhando na educação, desde o ano passado voltei a ministrar aula e ainda tenho um pouco de dificuldade, visitando a internet observei seu blog, muito interessante, gostei . Gostaria de saber se pode me mandar o gabarito desse exercício sobre o Trovadorismo, bem elaborado. Obrigada.

  51. Nil 18 de agosto de 2011 at 23:52 #

    Oi! Gostei muito do seu blog, gostaria de confirma as respostas será que você poderia me enviar por e-mail o gabarito. Desde já agradeço a atenção. Obrigada.

  52. Leidisséia A. de Castro 19 de agosto de 2011 at 15:22 #

    Oi professora! Gostaria de ter acesso ao gabarito, é possível! Meu e-mail. Agradeço desde já!

  53. Eliza 27 de agosto de 2011 at 11:28 #

    Oi! Gostei muito do seu blog, gostaria de confirmar as respostas. Será que você poderia me enviar por e-mail o gabarito. Desde já agradeço a atenção. Obrigada.

  54. Sandra 29 de agosto de 2011 at 12:58 #

    Olá,

    Gostei muito das questões elaboradas.
    Poderia , por favor, enviar-me o gabarito?
    Obrigada,

    Sandra

  55. Angela Perecini 29 de agosto de 2011 at 19:52 #

    Olá professora, os exercícios são excelentes!
    será que vc poderia enviar-me o gabarito???
    obrigada
    Angela

  56. Andreza Dienstmann 31 de agosto de 2011 at 23:27 #

    Olá professora, poderia me mandar o gabarito de seus exercícios?

  57. Graça 3 de setembro de 2011 at 3:37 #

    Olá Professora Simone,
    Gostaria de receber o gabarito das questões sobre o Trovadorismo, Exercícios de Advérbios e Locuções Adverbiais e Exercícios para 9º ano sobre Verbos e Concordância Verbal.
    Obrigada
    Sucesso!!!!!
    Graça

  58. Drika 6 de setembro de 2011 at 21:39 #

    Olá, sou professora de LPL da rede pública estadual de SC e adorei seus exercícios com o resumo do conteúdo, ele foi de grande ajuda para complementar tudo o que eu já haviado explicado e os exercícios do livro. Parabéns, Sucesso!!!!!!

    • Fabi 29 de maio de 2012 at 1:52 #

      olá… obrigada pelos exercícios, poderias enviar o gabarito pro meu email?
      beijo

  59. leedmara 15 de setembro de 2011 at 23:06 #

    Gostaria de conferir com o gabarito.

  60. Flávio Oliveira 15 de dezembro de 2011 at 14:27 #

    Professora muito bom mesmo ! Parabéns ! ; )
    Abraço !

  61. Dayane 30 de janeiro de 2012 at 19:12 #

    Adorei, gostei muito. Gostaria do gabarito se for possivel!

  62. Larissa 10 de fevereiro de 2012 at 18:06 #

    Professora, adorei seu site e as atividades. Com toda a certeza irão me ajudar bastante !
    Voce poderia me enviar o gabarito por email ?? Obg desde já.

  63. Cristina 12 de fevereiro de 2012 at 0:16 #

    Preecisando do gabarito urgentemente =/
    Obriigado!

  64. Taiane 8 de março de 2012 at 18:54 #

    gabarito, por favor.

  65. Marcia Andreia Colares Pinheiro 9 de março de 2012 at 0:21 #

    por favor professora manda o gabarito para o meu imail.

  66. rayanne 15 de abril de 2012 at 1:37 #

    Posta o Gabarito em baixo é mais Fácil! ^^ e eu queroo tbm!

  67. monica 1 de maio de 2012 at 18:17 #

    Adorei as atividades.Gostaria do gabarito

  68. Rogério dos S. Melo 4 de maio de 2012 at 0:05 #

    Boa noite, Professora!
    Gostei muito destes exercícios, foram de muito valor.Muito obrigado!
    Se possível, gostaria do gabarito dos mesmos pelo meu e-mail: rogeriomelojob@yahoo.com.br
    Abraço,
    Prof. Rogério Melo.

  69. evandro luiz gevu 14 de maio de 2012 at 13:27 #

    Parabéns pelo exercício. Gostaria de receber o gabarito. Agradeço-lhe antecipadamente. Evandro.

  70. Edimara Alves de Almeida 15 de maio de 2012 at 13:11 #

    oi professora adorei os seus exercicios e gostaria de receber o gabarito destas atividades se a senhora puder enviar para o meu e-mail ficarei grata.

  71. alex 17 de maio de 2012 at 19:13 #

    me passa o gabarito.brigado

  72. Júnior 19 de maio de 2012 at 23:54 #

    preciso do gabarito:
    junior_rcc@yahoo.com.br

  73. Viviane 4 de junho de 2012 at 18:04 #

    Foi de grande valia… muito obrigada!

  74. Murilo 13 de junho de 2012 at 21:31 #

    Poderia me mandar o gabarito ? seria grato !

  75. Rose 15 de junho de 2012 at 14:21 #

    Professora,
    Gostei muito da sua aula sobre Tovadorismo, será que a senhora poderia mandar o gabarito.
    Rose

  76. cassiano 17 de junho de 2012 at 16:24 #

    professora as resposta do exercicios

  77. Sonia Regina da Silva 17 de junho de 2012 at 18:23 #

    Olá. Gostei das atividades postadas sobre trovadorismo e gostaria de receber o gabarito dessas atividades. Obrigada.

  78. angela 24 de junho de 2012 at 19:27 #

    Adorei sua atividade poderia me mandar o gabarito.

  79. Natália Andrade 25 de junho de 2012 at 18:46 #

    Professora, gostaria que me enviasse ou postasse o gabarito dos exercícios de trovadorismo, pois estou testando os meus conhecimentos, e gostaria de ver se acertei algumas questões da sua elaboração.

  80. karina cordeiro 25 de junho de 2012 at 23:13 #

    Gostaria do gabarito né…
    Poderia me enviar por e-mail?
    bjos…

  81. fabio gomes 26 de junho de 2012 at 21:11 #

    Mande o gabarito para mim tambem muito!!!!!!!!!!!!! obrigado!!!!

  82. Lidiane 5 de julho de 2012 at 0:51 #

    Óla, simplismente adorei… Poderia me mandar o gabarito… Obrigada

  83. Jocélia 23 de julho de 2012 at 11:41 #

    gostei, deveria ter o gabarito

  84. mariana 23 de julho de 2012 at 13:49 #

    envie para o meu e-mail por favor,adorei as atividades.. tem que ser urgente ok?
    obrigada

    • Professora Simone Paulino 23 de julho de 2012 at 14:07 #

      Mariana, você pode copiar e colar do próprio blog. Irei colocar a opção na qual os arquivos poderão ser impressos. Beijos

  85. maria 29 de julho de 2012 at 19:05 #

    amei as atividades sobre trovadorismo abordando questoes sobre a canção atrás da porta, de chico buarque.favor enviar gabarito para meu e-mai.

  86. Ivanéte Caetano 4 de setembro de 2012 at 20:02 #

    Olá Simone, gostaria do gabarito desta atividade sobre Trovadorismo, para trabalhar com meus alunos. Parabéns, amei os exercicios!! Parabens

  87. Elvira Rocha 22 de março de 2013 at 4:20 #

    Professora Simone, gostei muito de seus exercícios, se for possível envie o gabarito.

  88. Carla 3 de abril de 2013 at 20:45 #

    Por favor me passa o gabarito ainda hoje? Obrigada

  89. LEACI MARTINS DA SILVA SOUSA 14 de maio de 2013 at 1:03 #

    GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO

  90. Emilene 10 de junho de 2013 at 23:51 #

    Por favor mim mande o gabarito pelo meu e-mail

Trackbacks/Pingbacks

  1. Gabaritos « Profª Simone Paulino - 7 de setembro de 2011

    […] (Exercício na íntegra) […]

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 45 outros seguidores

