Arcadismo – Exercícios

19 abr

Casa No Campo

Elis Regina

Eu quero uma casa no campo

Onde eu possa compor muitos rocks rurais

E tenha somente a certeza

Dos amigos do peito e nada mais

Eu quero uma casa no campo

Onde eu possa ficar no tamanho da paz

E tenha somente a certeza

Dos limites do corpo e nada mais

Eu quero carneiros e cabras pastando solenes

No meu jardim

Eu quero o silêncio das línguas cansadas

Eu quero a esperança de óculos

Meu filho de cuca legal

Eu quero plantar e colher com a mão

A pimenta e o sal

Eu quero uma casa no campo

Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé

Onde eu possa plantar meus amigos

Meus discos e livros

E nada mais.

Como é o estilo de vida apresentado na canção? Como é a relação com a natureza?

Arcadismo

O Arcadismo surgiu na Europa no século XVIII, essa escola literária exalta a natureza, retorna a antiguidade clássica e idealiza o amor e a mulher.

O nome “Arcadismo” faz referência a Arcádia região da Grécia antiga onde viviam pastores. A principal característica desse estilo é  o bucolismo (vida no campo) Entre os principais lemas Árcades temos:

  1. Fugere Urbem (Fuga da Cidade);
  2. Locus Amoenus (Lugar ameno);
  3. Carpe Diem (Aproveitar o dia);
  4. Inutilia Truncat (Cortar o inútil);
  5. Aurea Mediocritas (Auréa medíocre).

Arcadismo no Brasil

O Arcadismo no Brasil esteve presente principalmente nas Minas Gerais e teve seu início no ano 1768, fase do apogeu áureo no Brasil. Alguns dos escritores dessa fase literária participaram da Inconfidência Mineira, entre eles Tomás Antônio Gonzaga. Os escritores árcades se utilizavam de pseudônimos pastoris, o que caracteriza o fingimento pastoril uma das características mais evidentes do Arcadismo.

Veja no quadro os principais autores árcades, seus pseudônimos pastoris e obras.

Autor Pseudônimo Obra(s)
Tomás Antônio Gonzaga Dirceu, Critilo Marília de Dirceu e Cartas Chilenas
Basílio da Gama Termindo Sipílio O Uraguai
Frei José de Santa Rita Durão xxx Caramuru
Cláudio Manoel da Costa Glauceste Satúrnino e Alceste Obras Poéticas
Alvarenga Peixoto Alceu e Eureste Fenício À Dona Bárbara Heliodora
Silva Alvarenga Alcindo Palmireno Glaura

Explorando o Estilo

  1. Os árcades possuíam alguns lemas que norteavam a expressão poética do estilo. Leia o trecho à seguir e aponte os lemas árcades encontrados.

“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro, Que vive de guardar alheio gado; / De tosco trato, de expressões grosseiro, / Dos frios gelado e dos sóis queimado. Tenho próprio casal e nele assisto / Dá-me vinho, legume, fruta, azeite; / Das brancas ovelhinhas tiro o leite, / E mais as finas lãs, de que me visto. / Graças, Marília bela, Graças à minha Estrela!”

  1. Observe outro trecho de Marília de Dirceu:

“Os seus compridos cabelos,

que sobre as costas ondeiam,

são os que Apolo mais belos,

mas de loura cor não são.

Têm cor negra da noite;

e com o branco do rosto

fazem, Marília, um composto

de mais formosa união.”

Existe no destacado trecho um retorno aos clássicos? Justifique utilizando-se do texto.

(UNOPAR-PR)

Oh! Que saudades

Do luar da minha terra

Lá na serra branquejando

Folhas secas pelo chão

Este luar cá de cidade

Tão escuro não tem aquela saudade

Do luar lá do sertão!

Os versos acima ilustram características do Arcadismo:

a)  exaltação à natureza da terra natal.

b)  declarada contenção dos sentimentos.

c)   expressão de sentimentos universais.

d)  volta ao passado para escapar das agruras do presente.

e)   oposição entre o campo e a cidade.

  1. Entende-se por literatura árcade:

a) A linha européia de produção literária com linguagem rebuscada.

b) A linha européia de produção literária com volta aos padrões clássicos.

c) A produção de poesia lírico-amorosa da geração byroniana.

d) A produção de poesia lírica nacional com retórica aprimorada.

  1. Qual alternativa apresenta uma associação errada:

a) Barroco e Cultismo

b) Arcadismo e Iluminismo

c) Arcadismo e anti-classicismo

d) Arcadismo brasileiro e Minas Gerais

e) Arcadismo e Antropocentrismo.

7 Respostas to “Arcadismo – Exercícios”

  1. Nil 18 de novembro de 2010 at 22:23 #

    Vc poderia me enviar as respostas? Queria comparar com as que dei para ver se acertei. Muito obrigada.

  2. Fabio 27 de abril de 2011 at 21:15 #

    Poderia enviar o gabarito
    agradeço

  3. Damaris 7 de setembro de 2011 at 18:55 #

    Por favor, envie-me as respostas.

  4. patriciatigresa@hotmail.com 8 de janeiro de 2012 at 19:15 #

    favor enviar as respostas.grata.

  5. joao henrique 21 de julho de 2012 at 10:32 #

    Vc poderia me enviar as respostas? Queria comparar com as que dei para ver se acertei. Muito obrigada.

  6. ROSEMEIRE 9 de agosto de 2012 at 13:26 #

    ENVIE-ME O GABARITO. OBRIGADA.

  7. Bruno Rudiney 30 de março de 2013 at 18:52 #

    gostaria por gentileza das respostas

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 43 outros seguidores

