Exercícios sobre Modo Subjuntivo e Formas Nominais do Verbo

20 ago

1. Leia o Texto e Responda

Meu coração
Sem direção
Voando só por voar
Sem saber onde chegar
Sonhando em te encontrar
E as estrelas
Que hoje eu descobri
No seu olhar
As estrelas vão me guiar
Se eu não te amasse tanto assim
Talvez perdesse os sonhos
Dentro de mim
E vivesse na escuridão
Se eu não te amasse tanto assim
Talvez não visse flores
Por onde eu vim
Dentro do meu coração
(Paulo Sergio Valle / Herbert Vianna)

a) O título da música está no modo subjuntivo. Qual o tempo em que está o verbo?
b) Retire do texto outro verbo no subjuntivo e no mesmo tempo verbal de “amasse”.
c) Os verbos no subjuntivo indicam uma certeza ou uma hipótese? Leia o texto com atenção e justifique o uso do subjuntivo no título da canção.
d) Retire do texto dois verbos em suas formas nominais e indique o modo verbal dos verbos destacados.

2. Correlacione as colunas corretamente.
(1) Subjuntivo ( ) Indica a ação propriamente dita.
(2) Indicativo ( ) Indica uma ação em andamento.
(3) Infinitivo ( ) Indica uma ação acabada.
(4) Gerúndio ( ) Modo verbal usado quando temos certeza.
(5) Particípio ( ) Modo verbal usado para expressar dúvida, hipótese.


3. Veja os Seguintes Twittes:
I- Meu irmão queimando o arroz…
II – Tô comendo um monte de letras!
III- E hoje tem mais um episódio de #oaprendiz, que está chegando na reta final!!!

a) O que há em comum entre a maioria dos verbos dos twittes apresentados?
(a) A maior parte dos verbos está na 1ª pessoa do plural
(b) Todos os verbos são da 2ª conjugação
(c) Nenhum verbo é da 1ª conjugação
(d) Todos os twittes contêm verbos que estão no gerúndio.
(e) Todos os twittes contêm verbos que estão no particípio.

b) O Twitter é uma ferramenta de comunicação, onde você deve escrever em 140 caracteres o que está acontecendo naquele exato momento. Seguindo a definição do twitter, justifique por que ocorre a coincidência dos verbos assinalada na questão anterior.

22 Respostas to “Exercícios sobre Modo Subjuntivo e Formas Nominais do Verbo”

  1. ana leticia 14 de novembro de 2010 at 17:01 #

    muito bom

  2. ana leticia 14 de novembro de 2010 at 17:01 #

    de +++
    acho muitoo bom

  3. Rosimar 22 de março de 2011 at 18:44 #

    SUA SUGESTÃO ME AJUDOU MUITO,É BOM CONTAR COM PROFISSIONAIS COMPETENTE.
    GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO DA ATIVIDADE.

    UM ABRAÇO

    • valnei 3 de abril de 2013 at 14:24 #

      Gostei muito, mas estou no início de minha caminhada tenho muito dúvida nas resposta. Por isso gostaria do gabarito. Obrigado.

  4. Rosimar 22 de março de 2011 at 18:53 #

    SUA SUGESTÃO FOI MUITO APROVEITOSA,POIS AJUDOU BASTANTE.
    É MUITO BOM PODER CONTAR COM PROFISSIONAIS COMPETENTE.
    GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO DA ATIVIDADE POR E-MAIL.

  5. Camila 19 de outubro de 2011 at 23:55 #

    Obrigada, eu só queria o Gabarito

  6. Flávia 1 de dezembro de 2011 at 13:30 #

    Gostaria do gabarito dessa atividade, espero anciosa….
    Parabéns pelo site, adorei as atividades…

  7. Marcella 23 de março de 2012 at 0:16 #

    Muito Bom Adorei !!! Parabéns !

  8. gabs linda 30 de março de 2012 at 21:01 #

    esses exercícios me ajudaram bastante em minha prova, obrigada. gostaria que fosse postado o gabarito (:

  9. bruna 10 de abril de 2012 at 19:01 #

    precisa de gabarito

  10. Fernanda 14 de maio de 2012 at 12:10 #

    Eu também gostei muito do exercício para praticar o uso do subjuntivo. Eu também gostaria de receber o gabarito.
    Meu e-mail: ffsgyn@hotmail.com

  11. inaras 12 de junho de 2012 at 13:31 #

    NÃO GOSTEI

  12. silvana 12 de junho de 2012 at 13:33 #

    eu escrevi um cometario da escola santa maria eu acho legal o colegio santa maria kkkkkkkkkk

  13. Anonimo 13 de junho de 2012 at 14:26 #

    -’- , KD o gabarito ?

  14. Elenita Assis 22 de junho de 2012 at 12:25 #

    Prof. Simone, seria possivel receber o gabarito desta atividade? Gostei muito dela. Parabéns.

  15. marina moreira da rocha 1 de abril de 2013 at 15:03 #

    Excelente trabalho. Obrigada pelo espírito compartilhador. marina – Rosário do Sul

  16. Aline. 26 de maio de 2013 at 16:21 #

    Muito bom, adorei! tem como você publicar o gabarito desse exercício?

  17. Shirle Goulart 31 de agosto de 2013 at 13:47 #

    Bom dia! Por favor, voce pode me enviar o gabarito? Att,

    • Professora Simone Paulino 9 de outubro de 2013 at 17:05 #

      Veja na parte gabaritos. Tem o gabarito desse exercício por lá!

      • LEDA MARIA RITTER MACHADO 23 de outubro de 2013 at 13:06 #

        Obrigada, colega! Grande ajuda!

      • Julio Cezar 10 de março de 2014 at 23:22 #

        desse exercicio não tem

  18. HELONEIDA 17 de outubro de 2013 at 1:55 #

    GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO DESTA ATIVIDADE.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 45 outros seguidores

