3º ano do Ensino Médio – Revisão sobre Romantismo

24 mar

Exercícios para revisar uma das principais escolas literárias do Brasil.

1. “Amor da minha vida/ daqui até a eternidade/ nossos destinos foram traçados na maternidade./ Paixão cruel, desenfreada/ te trago mil rosas roubadas/ pra desculpar minhas mentiras/ minhas mancadas./ Exagerado,/jogado aos seus pés,/ eu sou mesmo exagerado!/ Adoro um amor inventado.”
(Exagerado, Cazuza)
Ao lermos esse trecho da música de Cazuza podemos concluir que se trata de um texto com ecos do romantismo do século XIX, mesmo a música tendo sido composta no século XX. Que aspectos marcantes do romantismo podem ser citados no trecho exposto e, se fosse uma poesia romântica, em qual geração poderíamos encaixá-la? (0,2)
___________________________________
___________________________________
2. Entre os grandes poetas românticos temos Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias e Castro Alves. Podemos dizer que os três autores possuíam a mesma temática em suas poesias? Justifique sua resposta. (0,1)
___________________________________
___________________________________
3. A figura do índio é destacada nos romances românticos. Como esse índio é representado? Cite uma obra e descreva como a personagem indígena é apresentada. (0,2)
___________________________________
___________________________________
4. No romantismo a produção literária contou com romances urbanos, romances indianistas e romances regionais. Entre os escritores da época um foi capaz de percorrer todos esses tipos de romance e por isso merece destaque entre os românticos. Quem foi esse autor? Cite um romance de cada um dos tipos citados. (0,1)
___________________________________
___________________________________
5. A morte como solução para as mazelas da alma e da vida em geral era uma das temáticas recorrentes entre os poetas românticos de qual geração? Cite um poeta dessa geração e exemplifique outras características dessa geração. (0,1)
___________________________________
___________________________________
6. Marque a alternativa correta. (0,2)
a. Castro Alves e Álvares de Azevedo eram poetas românticos, porém cada um pertencia a uma geração. Apesar disso, os poetas possuíam uma temática semelhante e a figura da mulher era de um ser angelical na poesia de ambos.
b. A terceira geração romântica também pode ser chamada de mal-do-século ou byorista.
c. José de Alencar foi o autor capaz de traduzir em versos o ufanismo e caracterizar o índio como herói nacional aos moldes, porém, do cavaleiro medieval europeu.
d. Castro Alves possui uma literatura de cunho social e buscava através de sua poesia falar sobre a questão da escravidão.
e. Lucíola e Aurélia Camargo são personagens de romances urbanos de José de Alencar.
( ) Todas as alternativas estão corretas. ( ) Nenhuma alternativa está correta
( ) Somente a alternativa (a) está correta ( ) A alternativa (b),(d) e (e) estão corretas
( ) Somente as alternativas (b) e (d) estão corretas ( ) Estão corretas as alternativas (d) e (e).
7. Escolha uma das afirmações da questão 6 considerada errada e a transcreva de modo a torná-la verdadeira. (0,1)
___________________________________
___________________________________

TENTE RESOLVER ANTES DE VER O GABARITO!

Gabarito
1. O exagero e a coita amorosa são aspectos que podem encaixar a música de Cazuza na segunda geração romântica (também conhecida como o mal-do-século).
2. Não, pois cada um pertencia a uma geração romântica. Álvares de Azevedo pertencia a segunda e por isso falava da morte como solução, de amores impossíveis, nunca concretizados. Gonçalves Dias pertencia a primeira geração e, sendo a geração que veio logo após a Independência, era embalada pelo ufanismo e preocupava-se em forjar a identidade brasileira. Castro Alves faz parte da terceira geração e sua poesia é de cunho social, trata de questões como a escravidão, afinal não é por acaso que Castro Alves é conhecido como o poeta dos escravos.
3.O índio é representado como forte, corajoso, completamente aos moldes do cavaleiro medieval português. Podemos citar três obras indianistas: Iracema, Ubirajara e O Guarani. As três obras pertencem a José de Alencar.
4. José de Alencar percorreu vários tipos de romances, entre os quais podemos citar Iracema (Indianista), Senhora, Lucíola (Urbano) e O Sertanejo (Regionalista).
5. A segunda geração romântica (ou byorista ou mal-do-século ou Ultra-romântica) via a morte como solução para as mazelas da vida. Outras características marcantes dessa geração é o exagero, egocentrismo e amores impossíveis. A idealização da mulher também merece destaque. Entre os autores dessa geração podemos citar Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela.
6. Estão corretas as alternativas (d) e (e).
7. a. Castro Alves e Álvares de Azevedo eram poetas românticos, porém cada um pertencia a uma geração. Os poetas possuíam uma temática diferente e a figura da mulher era de um ser angelical para Azevedo e mais próxima, carnal, para Castro Alves.
b. A terceira geração romântica também pode ser chamada de condoreira.
c. José de Alencar foi o autor capaz de revelar em sua prosa o ufanismo e caracterizar o índio como herói nacional aos moldes, porém, do cavaleiro medieval europeu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: