Exercícios sobre pronomes

4 jun

1) Reescreva as frases, substituindo as palavras destacadas por pronomes pessoais do caso reto.

a) João saiu apressado.

_____________________________________________________________

b) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza.

_____________________________________________________________

c) Hoje Gabriel ficou de castigo.

_____________________________________________________________

d) Beatriz foi passar as férias na praia.

_____________________________________________________________

e) Eu e meu irmão fomos á sorveteria.

_____________________________________________________________

f) Meu pai e meu irmão jogam futebol.

_____________________________________________________________

g) As crianças se divertiram muito.

_____________________________________________________________

2) Circule os pronomes possessivos nas frases abaixo.

a) Minha boneca e mais velha que a sua.

b) Seus tios visitaram a minha escola.

c) Os pais dela gostam de cinema.

d) Ele contou suas histórias.

e) Ele dividiu o seu lanche.

f) Troque suas figurinhas repetidas com as nossas.

3) Complete as frases com os pronomes demonstrativos do quadro.

Muitos – Todos – Muitas – Várias – Ninguém – Algumas

a) ___________________ saíram da sala sem _____________________ ver.

b) ______________________ crianças trouxeram _________________ doações.

c) ______________________ os amigos foram à festa.

d) _____________________ pessoas compareceram ao teatro.

Deixe uma resposta

