Publicado em Ensino fundamental, Exercícios

Exercícios de interpretação textual


Leia os textos a seguir e responda as questões propostas.

TEXTO I
 
Deixe a Menina
Chico Buarque

Não é por estar na sua presença
Meu prezado rapaz
Mas você vai mal
Mas vai mal demais
São dez horas, o samba tá quente
Deixe a morena contente
Deixe a menina sambar em paz

Eu não queria jogar confete
Mas tenho que dizer
Cê tá de lascar
Cê tá de doer
E se vai continuar enrustido
Com essa cara de marido
A moça é capaz de se aborrecer

Por trás de um homem triste há sempre uma mulher feliz
E atrás dessa mulher mil homens, sempre tão gentis
Por isso para o seu bem
Ou tire ela da cabeça ou mereça a moça que você tem

Não sei se é para ficar exultante
Meu querido rapaz
Mas aqui ninguém o agüenta mais
São três horas, o samba tá quente
Deixe a morena contente
Deixe a menina sambar em paz

Não é por estar na sua presença
Meu prezado rapaz
Mas você vai mal
Mas vai mal demais
São seis horas o samba tá quente
Deixe a morena com a gente
Deixe a menina sambar em paz

 

TEXTO II
Deixa a Gatinha Dançar
Mc Koringa

Deixa a gatinha dançar
E vai rebolando
Descendo e subindo
Subindo e descendo pra mim

Ela desce e sobe linda
E o baile todo filmando
Ela já tá suadinha
De tanto que vem quicando
Mas o namorado dela não para de regular
Se não aguenta por que veio?
Deixa a menina

Deixa a gatinha dançar
E vai rebolando
Descendo e subindo
Subindo e descendo pra mim

Deixa a gatinha dançar
Que ela só quer se divertir
Você sabe que ela é sua
Ela não vai fugir
Se ela dança e todos olham
Você tem que se orgulhar
Essa rainha é sua
Ela só quer dançar

Deixa a gatinha dançar
E vai rebolando
Descendo e subindo
Subindo e descendo pra mim
 

 

1)    Apesar de terem sido escritas em décadas diferentes, as duas músicas tratam sobre o mesmo tema. Qual é o tema central das duas canções?

2)    Quais seriam os versos equivalentes na música de Chico Buarque ao verso “Se não aguenta por que veio?” na música do MC Koringa?

3)    Nas duas músicas o eu – lírico assume uma posição semelhante. Qual é a posição do eu – poético na situação apresentada?

4)    Qual o principal sentimento do companheiro da mulher nas duas músicas?

5)    Podemos afirmar que as duas músicas possuem linguagem informal. Retire do texto palavras e expressões que confirmam essa afirmação.

6)    Na 3ª estrofe do Texto I, com qual palavra rima gentis?

7)    Na 4ª estrofe do Texto II, com qual palavra rima fugir?
8)    Nas duas músicas as mulheres estão dançando, segundo o eu-lírico. O ritmo dançando nas duas músicas é o mesmo? Justifique sua resposta com elementos dos textos.

Anúncios

Autor:

Simone Campos Paulino, formada em Letras pela Unigranrio e especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela mesma universidade. Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Uerj e doutoranda em Humanidades, culturas e artes pela Unigranrio. Fã das Crônicas de Gelo e Fogo e viciada em séries da Mare e da DC comics.

4 comentários em “Exercícios de interpretação textual

  1. Olá professora Simone, tenho ajudado meu neto, do 7º ano, no estudo de LP e seus exercícios me auxiliam muito. Só assim não preciso ficar quebrando a cabeça a procurar e a inventar exercícios. Fui professora, mas isso faz muitos e muitos anos… Muito obrigada por tudo.

      1. Olá professora Simone… Faz tempo que enviei meu agradecimento a você… Será que poderia me enviar mais textos para interpretação? Meu neto cursa o 8º ano e continuo ajudando em seus estudos de LP.Agradeço muito sua ajuda!
        bjs regin@

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s