A Rita (Chico Buarque) – Interpretação e figuras de linguagem

24 set

A Rita
A Rita levou meu sorriso
No sorriso dela
Meu assunto
Levou junto com ela
E o que me é de direito
Arrancou-me do peito
E tem mais
Levou seu retrato, seu trapo, seu prato
Que papel!
Uma imagem de são Francisco
E um bom disco de Noel

A Rita matou nosso amor
De vingança
Nem herança deixou
Não levou um tostão
Porque não tinha não
Mas causou perdas e danos
Levou os meus planos
Meus pobres enganos
Os meus vinte anos
O meu coração
E além de tudo
Me deixou mudo
Um violão

Link: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/a-rita.html#ixzz3mhOMY1rW

  1. Qual a relação do eu-lírico com a Rita? 
  1. Como ficou o eu-lírico após o relacionamento com Rita? Justifique com trechos da música. 
  1. Qual a figura de linguagem que aparece nos dois últimos versos da música? 
  2. Nos seguintes versos: “A Rita matou nosso amor/ De vingança/ Nem herança deixou“, o que significa o trecho em destaque?
  3. No 8° verso da primeira estrofe, qual figura de linguagem encontramos?
    (a) Aliteração (b) Aliteração (c) Paronomásia (d) Metonímia
  4. No 11° verso da primeira estrofe temos uma figura de linguagem. Qual é essa figura de linguagem? Justifique sua resposta. 

Deixe uma resposta

